Carne e Osso é um documentário que trata de mostrar a dura realidade das pessoas que trabalham em frigoríficos. As péssimas condições de trabalho, os danos a saúde, falta de material para prevenção de acidentes, exploração, pressão, e ameaças, esse é o ambiente, denunciado por Carne e Osso, de grande parte dos frigoríficos brasileiros.
No documentário, vemos o depoimento de várias pessoas que sofreram acidentes de trabalho ou que ficaram com algum tipo de lesão, por causa do excesso de serviço, algumas continuaram até onde puderam no frigorífico, pois aquela era a única fonte de renda. Gente que sofreu a vida toda ali, e que no final acabou sendo demitida por ficar doente, e além disso, encarar o medo de denunciar a empresa e os familiares que trabalhavam lá serem demitidos.
As pessoas sendo tratadas como máquinas, é a principal denúncia que se faz, e as conseqüências que isso acarreta. A emoção é um dos pontos mais explorados no filme, a cada novo depoimento dá para sentir a angústia que aquelas pessoas compartilham. A maioria dos que sofrem com a falta até mesmo de respeito dos donos de frigoríficos estão calados, pois precisam do emprego, outros, tem a certeza que “perderam” sua vida no frio daquele lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário