Por Joana Medeiros
Cardinot. Quem nunca ouviu esse nome?
Famoso por apresentar programas policiais, Cardinot é desejado por muitas emissoras, pois consegue ter altos pontos de audiência. Entretanto a alta audiência equivale a um programa de boa qualidade? NÃO!
É claro que gosto não pode ser discutido e a população é livre para escolher o que quer ver na televisão. Todavia atualmente muitos conceitos de ética são quebrados em prol de uma audiência mais elevada.
As “regras” quebradas pelo programa são tão obvias, que não é necessário fazer jornalismo para achar quais os absurdos feitos em favor do telespectador. Entretanto ao estudar jornalismo vemos a alta quantidade de situações inapropriadas que aparecem no programa.
Abaixo estão alguns dos pontos citados no Código de Ética e que em um único programa são desrespeitados:
Art. 6º É dever do jornalista:
VIII - respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão;
X - defender os princípios constitucionais e legais, base do estado democrático de direito;
XIV - combater a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, econômicos, políticos, religiosos, de gênero, raciais, de orientação sexual, condição física ou mental, ou de qualquer outra natureza.
Art. 7º O jornalista não pode:
V - usar o jornalismo para incitar a violência, a intolerância, o arbítrio e o crime
Art. 11. O jornalista não pode divulgar informações:
II - de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes.
Segundo o Art. 17. os jornalistas que descumprirem o presente Código de Ética estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação. Bom, é melhor esperar sentado para ver o dia que este artigo será respeitado.
Para saber mais sobre a Ética no Jornalismo acessem www.saladeprensa.org/art897.pdf ou entrem no site http://www.ombudspe.org.br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário