Ao ler o post sobre “descaso ou falta de conhecimentos” algumas leitoras resolveram ajudar a divulgar essa falta de interesse das empresas desta área em trabalhar direito e deixar a rua aceitável para que os pedestres possam andar nas calçadas e os motoristas não acabem com seus carros.
Um dos casos foi relatado pela aposentada Ina Maria. Ao passar pela esquina da Rua Verdes Mares com a Rua Setúbal, perto do Hotel Atlante Plaza, avistou um pequeno buraco.
Dias depois a rua foi recapeada, mas não durou muito para o local aonde existia o buraco afundar novamente. Hoje conformados pelo descaso, moradores colocaram lixo e madeira para indicar que o local é fundo.
Está acabando. Para quem não ficar na final poderá desfrutar das noites durante a semana a partir deste sábado, 03 de dezembro. Quando este acabar, metade do curso já terá ido embora e somente (ou ainda), mais dois anos estarão nos aguardando em fevereiro.
Cansados e sem disposição para mais nada, nos vemos desistir de algumas aulas por motivos bobos. Qualquer desculpa se tornou uma missão impossível para chegar à sala de aula.
O pior de todos os desafios foi enfrentar as aulas do sábado. Sim, às 7 horas da manhã, em pleno sábado, os estudantes de jornalismo acostumados a ter aula a noite e estudar de madrugada tinham que levantar da cama para se acomodar na sala 510, um local escuro e frio, convidativo a todos dormirem depois de uma semana estressante.
Outro diferencial para muitos este semestre foi o começo do estágio. Leis que não são cumpridas nos fizeram trabalhar a mais e em finais de semana. E se não fosse o próprio estágio, os trabalho da faculdade fizeram esse favor para nos ocupar nos finais de semana.
Agora estamos sentindo de verdade o que é fazer jornalismo. É não ter horário, está sempre atento e conseguir ser Bombril: mil e uma utilidades.
Orkut, MySpace, Sonico, Facebook, Ning, Badoo, Twitter. Nomes usados atualmente por todo mundo. Estas redes sociais em termos mais corretos são uma estrutura social composta por pessoas ou organizações conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. Ou seja, qualquer um, independente de raça, religião ou qualquer outra característica que difere um dos outros, pode utilizar.
Estas redes tem adquirido importância crescente na sociedade moderna por causa primariamente da descentralização, pelo fato de que qualquer um tem acesso e é livre para fazer e dizer o que quiser, e da possibilidade de compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.
Por esse fator quem hoje é dificil vermos alguém que não esteja conectado a uma rede. Isso se tornou uma necessidade para ficar informado.
Em 2009 o site Compete divulgou a lista das redes sociais mais acessadas no mundo.
1º. Facebook – 1.191.373.339 de views por mês
2º. MySpace – 810.153.536
3º. Twitter – 54.218.731
4º. Flixster – 53.389.974
5º. Linkedin – 42.744.438
6º. Tagged – 39.630.927
7º. Classmates – 35.219.210
8º. My Year Book – 33.121.821
9º. Live Journal – 25.221.354
10º. Imeem – 22.993.608
Hoje em dia a mão de obra barata está à frente de uma sabedoria maior sobre o assunto. Devido a isso não é difícil passarmos por algum lugar e avistarmos canos estourados, buracos que a cada dia crescem mais, falta de calçamento e por ai vai.
Durante o começo de novembro, muitos casos de canos estourados aconteceram e foram relatados em jornais, entretanto o descaso ou a falta de sabedoria sobre o assunto, fez com que estes fossem fechados muitos dias depois, jorrando e desperdiçando água limpa, e de forma mal executada.
O que aconteceu e ainda acontece em uma construção na esquina da Avenida Conselheiro Aguiar com a Rua Desembargador João Paes, número 4930, em frente ao supermercado Extra.
Há um tempo um cano foi estourado e se formou uma pocinha, entretanto, demoraram a resolver o problema e tornou-se um caos não só para as pessoas que estão de passagem, mas também para aqueles que costumam pegar ônibus na parada em frente ao local. Sim! Ainda tem uma parada de ônibus movimentada para melhorar a situação.
Após consertarem, não se passou nem uma semana e o cano voltou a jorrar água, pos o serviço foi mal feito, e já faz mais de 10 dias que ali virou uma piscina natural que as pessoas precisam fazer malabarismo para não cair dentro.
Famoso por apresentar programas policiais, Cardinot é desejado por muitas emissoras, pois consegue ter altos pontos de audiência. Entretanto a alta audiência equivale a um programa de boa qualidade? NÃO!
É claro que gosto não pode ser discutido e a população é livre para escolher o que quer ver na televisão. Todavia atualmente muitos conceitos de ética são quebrados em prol de uma audiência mais elevada.
As “regras” quebradas pelo programa são tão obvias, que não é necessário fazer jornalismo para achar quais os absurdos feitos em favor do telespectador. Entretanto ao estudar jornalismo vemos a alta quantidade de situações inapropriadas que aparecem no programa.
Abaixo estão alguns dos pontos citados no Código de Ética e que em um único programa são desrespeitados:
Art. 6º É dever do jornalista:
VIII - respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão;
X - defender os princípios constitucionais e legais, base do estado democrático de direito;
XIV - combater a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, econômicos, políticos, religiosos, de gênero, raciais, de orientação sexual, condição física ou mental, ou de qualquer outra natureza.
Art. 7º O jornalista não pode:
V - usar o jornalismo para incitar a violência, a intolerância, o arbítrio e o crime
Art. 11. O jornalista não pode divulgar informações:
II - de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes.
Segundo o Art. 17. os jornalistas que descumprirem o presente Código de Ética estão sujeitos às penalidades de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do sindicato e à publicação da decisão da comissão de ética em veículo de ampla circulação. Bom, é melhor esperar sentado para ver o dia que este artigo será respeitado.