quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dromocracia, universo cibernético e realidade


Até que ponto a dromocracia interfere no cotidiano? A sociedade vive em um fluxo constante de informação, a velocidade está ficando cada vez mais ilimitada. Quem não se insere nesse “novo” (daqui a pouco é velho) universo cibernético fica fora do contexto que move a sociedade, composto não só de informação, mas principalmente de tecnologia. O tema vai muito além do conhecimento virtual, mexe diretamente com uma das questões mais discutidas atualmente, a acessibilidade.
            De acordo com o professor do programa de estudos pós-graduados em comunicação e semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Eugênio Trivinho, “a dromocracia é a exigência atual para termos conhecimentos específicos a fim de nos sentirmos inseridos no rápido avanço tecnológico”, mas o mesmo afirma que é algo praticamente inalcançável, pois os “dromoaptos” estão incluídos em um pequeno grupo, os dos velozes e com condições financeiras de acompanhar e comprar as novidades cibernéticas.
            Pessoas que vivem aparentemente da vida cibernética e que estão inseridas em uma complexa e constante rede de relacionamentos criam a ilusão de popularidade fomentando e camuflando cada vez mais a realidade, se escondendo atrás de estereótipos. Segundo o professor as pessoas estão mais solitárias do que nunca. E o crescimento das redes sociais é na verdade um termômetro da necessidade de compensação no processo de solidão humana.    
            Apesar de pouco percebido existe uma violência simbólica por trás disto, a pressão social que gira em torno dessa situação acaba por obrigar as pessoas a estarem sempre atualizadas e habilitadas com naturalidade, sem a preocupação e o molde devido ao sacrifício que isso requer.
As pessoas querem cotidianamente se reciclar, saber das novidades, e serem sempre sábias em tudo, mas isso não é uma vida real. É necessária a conscientização de que o futuro é assim, cheio de coisas novas, mas não se deve parar de viver somente para se atualizar. Muitos acham que compreender todos os assuntos no mundo virtual é ser inteligente na vida real, mas estão enganados. Primeiro que para ser totalmente antenado no universo cibernético é quase impossível, porque deve-se ter dinheiro para arcar com os custos das novidades e antes de tudo tempo. Para Eugênio Trivinho, a sociedade precisa de vínculos verdadeiros, e não virtuais. Precisa-se sair da internet, enfrentar e aprender com a vida real, pois esta não é uma tarefa tão fácil quanto perece ser no mundo ciber.

2 comentários:

  1. Caras repórteres RAÍZA ARAÚJO e JOANA MEDEIROS
    do blog pautaemjogo.blogspot.com,

    No sábado passado conferimos a "pré-estreia" de um filme chamado Intrigas de Estado (State of Play). O exercício de hoje, dia 24.08, será escrever uma crítica sobre este filme como se ele fosse estrear hoje. Os parâmetros para o exercício são esses:

    a) A crítica deve conter 600 palavras (no mínimo).

    b) Duas fotos do filme atrativas ao leitor, assim como um título que chame a atenção.

    c) No meio ou fim do texto, deve haver um link para o trailer do filme (inserido para ser rodado no blog ou com endereço e player externo, tanto faz).

    d) Além de falar, é claro, de aspectos técnicos do filme (fotografia, edição, direção, etc.) e também da interpretação dos atores e do roteiro, a crítica deve discutir o IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DO JORNALISMO (por isso pedi para que vocês prestassem atenção naqueles pontos específicos: apuração, difusão e relacionamento com as fontes; e posicionamento da chefia do jornal).

    É isso, então.
    Abs e boa sorte,
    DBrito

    PS: O exercício pode ser finalizado até o sábado, dia 27/08/11, mas sugiro começar agora.

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  2. Caras repórteres RAÍZA ARAÚJO e JOANA MEDEIROS
    do blog pautaemjogo.blogspot.com,

    Na aula anterior pedi que vocês navegassem pelo projeto Reportaje 360º, do jornal colombiano El País. O tipo de reportagem ali apresentado prevê uma outra estrutura de contato com a notícia. Para o e-mail da dupla (se não, para o e-mail da turma...) foi enviada uma entrevista (arquivo em .pdf) com Felipe Lloreda, diretor de Novos Meios do El País, publicada na Revista Imprensa.

    Gostaria que vocês lessem o texto e apresentassem como postagem no blog uma SUGESTÃO DE PAUTA com tema livre a ser executada por vocês nas próximas semanas (a entrega definitiva é no dia 8 de OUTUBRO, teremos algumas orientações até lá) e que, assim como o projeto Reportaje 360º contemple, além de texto, vídeo, áudio e foto. O material, ao fim, deverá conter dois textos (mínimo 400 palavras cada), dois áudios (mínimo 1 minuto cada), dois vídeos (mínimo 30 segundos cada) e dez fotos (cinco para cada reporter). Eis o modelo:

    Pauta:
    Dupla:
    Editoria:
    Descrição:
    Objetivos:

    Estrutura (exemplo):
    Vídeo 1 - Sobre... Repórter:
    Áudio 1 - Sobre... Repórter:
    Texto 1 - Sobre...
    Vídeo 2 - Sobre...
    Áudio 2 - Sobre...
    Texto 2 - Sobre...
    Fotos - Sobre

    Hoje gostaria apenas que vocês elaborassem a pauta. E também começassem a seguir os perfis de Twitter e Facebook dos blogs de seus colegas de classe. As próximas atividades (relacionadas ao júri simulado) vão depender também dessas redes sociais.

    Abs e boa sorte,
    DBrito

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